Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ao Encontro do Passado

Um blog de apontamentos sobre a história que me dá identidade. Da terra que nasci e vivo.

Ao Encontro do Passado

Um blog de apontamentos sobre a história que me dá identidade. Da terra que nasci e vivo.

Casa do 1º Barão de Lourenço Martins em Cete - Paredes

28.01.12, Rafael

 

Fotografia colorizada de 1913 da casa de Zeferino Lourenço Martins, 1º barão de Lourenço Martins, natural de Paço de Sousa.

Foi empresário e importante negociante na cidade de Santos, Brasil, onde foi Vice-Cônsul de Portugal, tendo sido nomeado a 30/04/1902, funções que exerceu até 1910.
Pelo exercício dessas funções, pelo grande prestígio que alcançou junto da colónia portuguesa, e pelos actos de benemerência que realizou, foi agraciado pelo Rei D. Carlos, em 20/01/1908, com o título de Barão de Lourenço Martins.
Em Janeiro de 1908 D. Carlos estava em Vila Viçosa e no seu regresso a Lisboa, a 1 de Fevereiro de 1908, foi assassinado pelo que o Dec. não foi promulgado. Assim, os direitos de mercê e outros emolumentos, só foram liquidados ao Ministério da Fazenda, em 11, 15 e 25 de Junho de 1908, sendo o Dec. promulgado por D. Manuel II só em 11/07/1909.

Em sua homenagem e pela sua contribuição financeira para a respectiva construção, foi dado o nome de Av. Barão Lourenço Martins a duas artérias. Uma em Paço de Sousa e outra em Cete - Portugal,
Na cidade de Santos - Brasil existe um prédio na Praça da República de que foi proprietário e que mantém, ainda, o nome de Barão de Lourenço Martins 

5 comentários

Comentar post