Solar da Venda - Antigo sanatório de Louredo da Serra - Paredes

Solar da Venda - Louredo, Paredes

 A Casa da Venda é um edifício datado da segunda década do século XX, destinado a habitação e adoptado, posteriormente, para sanatório, entrando num processo de degradação contínua, a partir da década de 1960 encontrando-se actualmente em ruína, com excepção das fachadas que permitem uma leitura e caracterização arquitectónica.
É um edifício marcadamente revivalista manifesto num eclectismo de “estilos” bem ao sabor dos anos 20 do século passado, tendo tido como base de inspiração duas orientações: os solares nortenhos dos séculos XVII-XVIII e o dominado “estilo D. João V “ ou barroco”.
Caracteriza-se por três pisos ritmados por janelas altas, portas e varandas de duas folhas e de bandeiras fixas rectangulares ou arredondadas com desenhos curvilíneos, ornamentadas com molduras graníticas rematando as padieiras com os cantos superiores alargados em esquadria e delimitados por um friso simples em relevo com aventais recortados onde se penduram borlas, em alternância com molduras de padieira arqueada e com um pequeno friso boleado, em relevo, ambas na tradição da casa urbana portuense dos séculos XVII-XVIII.
A plástica decorativa manifesta-se, também, nas volutas da fachada, nos remates dos cunhais, nas cornijas que pontualmente se encurvam acima da linha do telhado e nos boiões que rematam os ângulos do corpo mais elevado.
Para além daqueles elementos decorativos que animam a construção destacam-se painéis de azulejos, em azul cobalto e branco, alguns dos quais com motivos alusivos a monumentos da região, distribuídos pelas fachadas.
O carácter cénico da construção articula-se, claramente, com o enquadramento natural envolvente, estabelecendo uma forte relação casa-jardim.
No passado, a Casa da Venda foi palco de eventos culturais e sociais com projecção nacional e internacional veiculada na imprensa da época. Hoje, continua como marco de referência, devido à sua imponência e ainda por ter servido de estância de “cura e repouso”.

 

O filho do Filósofo e Orador Leonardo Coimbra, o Dr. Leonardo Coimbra (Filho), licenciado em Medicina, foi Director do Sanatório de Louredo da Serra. 

publicado por Rafael às 14:14 | comentar | favorito